1 de julho de 2009

PROJETO DA PROFª FÁBIA ELIANE L. GONZALES


PROJETO DA PROFª FÁBIA ELIANE L. GONZALES
(Formanda do Curso Internet na Educação)




O JOGO NA CORRESPONDÊNCIA UM-A-UM

Introdução


O jogo é uma atividade fundamental para a criança conhecer, atuar e se apropriar do mundo que a rodeia.(Leontiev, 1988; Vygotsky 1984).
É no ato de jogar, na ação concreta, na interação com outras crianças, na intervenção em sua realidade que a criança pensa sobre os objetos de conhecimento. Adquire dessa forma, novos saberes sobre si mesma, sobre os papéis sociais, sobre as regras da vida em grupo, sobre os conceitos básicos das diversas áreas do conhecimento construidos pelo homem ao longo da história. (O controle da variação de quantidades – Manoel Oriosvaldo de Moura)
Há muito tempo o jogo é reconhecido na Educação como uma forma prazerosa de aprender. Muitos tipos de jogos foram desenvolvidos para a internet com o objetivo de serem explorados de maneira a contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.

Público-alvo: Pré-escola e séries iniciais do Ensino Fundamental.

JOGO DA ARGOLA

Objetivo

Necessidade do registro para o controle da quantidade de pontos, pois a cada jogada as argolas serão retiradas para que outros joguem.

Recursos necessários
- garrafas pet
- argolas,
- materias diversos para registro(palitos, fichas, caneta e papel, giz, etc)

Desenvolvimento

Dividir os alunos em equipes e explicar as regras a serem seguidas.
Regras:
Em cada rodada jogará uma criança de cada equipe.
Jogar as argolas tentando acertá-las nas garrafas;
A cada argola acertada, um ponto;
A criança deverá registrar os seus pontos;
Ganhará o jogo a equipe que fizer mais pontos.

Estratégias

Apresentar os materiais que serão utilizados durante o jogo. Arrumar as garrafas, deixando-as em pé e limitar o espaço com uma corda. Permitir que as crianças possam jogar livremente tentando acertar as garrafas.
Somente depois, que as crianças já tiveram a oportunidade de explorar o jogo, explicar as regras e certificar-se de que foram compreendidas. Colocar, então, a necessidade de se fazer o registro dos pontos ganhos, para que no final possam saber qual equipe foi a vencedora. Estimular as crianças para que registrem os pontos da forma como quiserem, para isso disponibilizar diferentes materiais, como: palitos, botões, tampinhas, caneta e papel, etc. Discutir qual a melhor forma de registro a partir de critérios como: eficiência, facilidade e viabilidade, entre outros. Eleger a melhor forma para ser utilizada pelo grupo.

Avaliação
A avaliação faz parte da atividade. São as ações das crianças que revelarão o nivel de compreensão do conteúdo proposto e a necessidade, ou não de orientação do professor.

JOGOS ELETRÔNICOS NA CORRESPONDÊNCIA UM-A-UM

Introdução

Há muito tempo o jogo é reconhecido na Educação como uma forma prazerosa de aprender.
Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos foram desenvolvidos para a internet com o objetivo de serem explorados de maneira a contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.
No intuito de oportunizar aos alunos o uso da tecnologia para o desenvolvimento de uma aprendizagem prazerosa, foram relacionados jogos que contribuirem para a aprendizagem do conteúdo Correspondência um-a-um.

JOGO DE BOLICHE
Objetivos
- Adquirir noções básicas do uso do computador;
- Brincar e jogar utilizando softwares educativos;
- Entender e seguir regras para atingir um objetivo.

Recursos necessários
Micro com acesso à Internet ...
Site: www.papajogos.com.br/esportes/bowling_mania

Desenvolvimento
- Os alunos deverão utilizar o computador em dupla;
- num primeiro momento joga o jogador número 1 e o jogador número 2 deverá registrar cada ponto feito pelo colega (cada garrafa derrubada), depois será a vez do jogador número 2 e o colega deverá registrar seus pontos.
- Ganhará o jogo aquele que fizer mais pontos.

Estratégias
Inicialmente deixar que os alunos joguem livremente até que tenham o domínio no jogo. Depois explicar as regras do jogo nessa atividade e pedir que estabeleçam uma forma de registro (poderão utilizar palitos, fichas, lápis e papel, ou qualquer outro material).
Outros sites e jogos que podem ser utilizados para atividades com correspondência um-a-um:
www.clickjogos.com.br/jogos-de-agilidade/chuzzle
www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogos-da-memória
www.ojogos.com.br/jogo/billards.html

Avaliação
O professor deverá verificar as seguintes aprendizagens dos alunos:
- se faz corresponder;
- uso do mouse e do teclado com desenvoltura;
- acesso à Internet;
- compreensão e uso de regras de jogos e brincadeiras.




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