1 de julho de 2009

PROJETO DA PROFª ANA PAULA L. MANTOAN

PROJETO DA PROFª ANA PAULA L. MANTOAN

( Formanda do Curso Internet na Educação)

MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM

INTRODUÇÃO

A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um planejamento prévio adequado, tem causado a extinção de centenas de áreas e espécies da flora e fauna brasileira. De acordo com o Ibama existem cerca de 400 espécies em perigo de extinção, e 8 já extintas. Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, considerado o mais biodiverso do mundo. Grande parte destes problemas acontece devido a alterações no meio ambiente, como mudanças em cursos de rios e desmatamento excessivo. Seria uma grande alegria para a natureza se fosse tudo diferente, ou seja, que os dados que conhecemos na contramão da crescente desordem natural que domina o mundo.

Quando analisamos os dados do Lixo no Brasil surge uma grande preocupação quanto a preservação do meio ambiente. Os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram os números alarmantes dessa situação:

  • Uma família produz cerca de 750 Kg de lixo por ano;

  • O Brasil produz 240 000 toneladas de Lixo por dia;

  • O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, com o aumento dos produtos industrializados, conseqüentemente aumenta o número de lixo produzido, em função de embalagens, garrafas, etc.

Analisando os dados, percebemos que de modo geral a destinação final do lixo é preocupante, principalmente nas regiões urbanas. A eliminação inadequada do lixo gera risco de contaminação do solo, de rios e águas subterrâneas, além da proliferação de microorganismos parasitas e doenças, comum entre famílias de baixa renda que vivem, por exemplo, da coleta de lixo, transformando o lixo numa grande ameaça a saúde pública e ao meio ambiente, sendo que este pode ser uma grande fonte de riquezas se bem aproveitado.

O termo Reciclagem surgiu por volta de 1970 quando as preocupações com o meio ambiente ficaram acentuadas, e passaram a ser tratadas com maior rigor pela sociedade. Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. (COMPAM, 2006). Esse processo resume-se no reaproveitamento de materiais, transformando-os em diversos tipos de objetos que podem ser utilizados no dia a dia do ser humano, fazendo com que suas matérias primas iniciais não fiquem jogadas no meio ambiente.

O fato é que se todas as pessoas colaborassem, a realidades poderia ser diferente. Separar todo o lixo produzido em residências, é uma maneira de evitar a poluição e impedir que materiais que podem ser reutilizados, as sucatas, se misturem aos restos de alimentos, podendo ser reutilizados por empresas que realizam o processo de reciclagem de materiais. Podemos começar a lidar com o lixo como se ele fosse um problema de todos nós e, não apenas, nosso. (BRANDÃO, 2005, p.99).

OBJETIVOS

  • Mostrar aos alunos que há a necessidade de conservação do meio Ambiente para seu próprio benefício;

  • Conhecer os diferentes tipos de materiais que são encaminhados ao lixo, conhecendo sua composição, e conseqüentemente o tempo de decomposição destes no meio ambiente;

  • Entender o processo de reciclagem do lixo e perceber sua importância, trabalhando o reaproveitamento de diversos tipos de materiais que possuem essa característica.

Espera-se que ao final de todo o processo de trabalho, através das atividades realizadas, os alunos se conscientizem sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente e que o processo de reciclagem dos materiais é uma maneira de cooperar com a preservação.

JUSTIFICATIVA DO TEMA

A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e conseqüentemente, toda a vida futura no planeta. (CARVALHO, 2004, p. A-04). Para que a conscientização da sociedade ocorra, a educação ambiental tem grande importância porque altera os padrões de comportamento do ser humano em relação à natureza, podendo assim mudar hábitos e atitudes frente aos mais diversificados tipos de ambientes. Por esse motivo trato como medida inicial para a preservação do meio ambiente o processo de reciclagem, trabalhando em função da conscientização através de ações práticas.

PÚBLICO ALVO

  • Alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

TEMPO PREVISTO

  • Cerca de um mês, tempo total incluindo discussões em sala de aula, pesquisas e atividades práticas.

METODOLOGIA

Como princípio de todo o projeto, será trabalhada inicialmente a conscientização das crianças para a preservação do meio ambiente através da ferramenta de internet WIKI.

A parte teórica inicial será fundamentada em três temas: Importância da Preservação do Meio Ambiente; Lixo; e Reciclagem. Será almejada a compreensão dos alunos quanto a esses temas, ou seja, irão conhecer a necessidade de se preservar o meio ambiente para seu próprio benefício, uma vez que a falta de cuidados com ele poderá resultar em sérios problemas futuros. Os temas serão pesquisados em fontes diversas, como livros e a própria internet, será utilizado também o site Wikipédia, como forma de socialização dos conhecimentos com artigos publicados no site, caso possa surgir algum dado que ainda não se encontra no site, os alunos terão a possibilidade de editar o artigo.

Quando trabalhado o tema Lixo, levarei em consideração os vários tipos de materiais que são encaminhados a este, levando em conta vários aspectos, como sua composição, que irá refletir diretamente em seu tempo de decomposição. Terá início um processo de associação às explicações feitas sobre o meio ambiente em sala de aula com os dados pesquisados na internet, pois a organização e separação dos materiais que são jogados no lixo podem contribuir para a preservação ambiental, bem como será levado em consideração a necessidade, a importância e os benefícios do processo de Reciclagem e Reaproveitamento de materiais. Buscarei a conscientização dos alunos através da Inteligência Ecológica, colocando-os em situações práticas de atividades que desenvolvam essa habilidade.

A inteligência ecológica está ligada à competência para perceber a natureza de forma integral e envolver-se com profunda empatia com os mundos animal e vegetal, revelando interesse em conhecer hábitos, semelhanças e diferenças, formas de classificação e ecossistemas. (ANTUNES, 2006, p.19).

Como forma de concretizar as questões discutidas teoricamente, atividades práticas serão realizadas como forma de incorporar os alunos às situações relacionadas ao meio ambiente. Os alunos se encontrarão em situações relacionadas às suas vivências, como passeios a ambientes de preservação, visitas a projetos na área em discussão e atividades de reaproveitamento de materiais para confecção de utensílios e jogos.



1 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia! colega, tudo bem?
Achamos seu blog super legal, muita matéria interessante, principalmente esta sobre reciclagem, queremos realizar aqui em Ilha Solteira um Projeto sobre reciclagem, vou entrar em contato com você para trocarmos figurinhas... ate mais!