31 de julho de 2009

PROJETO DA PROFª CRISTIANE MALAMAN

(Formanda do Curso Internet na Educação)


Disciplina: Ciências

Conteúdo: O meio ambiente e o homem

Série: 4 º ano

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno situações de problematização, organização e aplicação do conhecimento elaborado por ele.

Objetivos Específicos – O aluno deverá ser capaz de :

Reconhecer que o meio ambiente é modificado pelo homem trazendo conseqüências;

Relacionar a má utilização dos recursos naturais (a instalação das cidades, agricultura e criação de animais) com a poluição e o desmatamento;

Compreender que os recursos naturais devem ser preservados;

Perceber-se como agente na preservação dos recursos naturais;


Metodologia

O aluno terá acesso ao seguinte texto introdutório:

"Antigamente, o homem vivia em grupos e mudava constantemente de lugar em busca de alimentos. Com o surgimento da agricultura, passou a se fixar nos locais onde plantava, surgiam então, as cidades.

A população foi aumentando e, foi necessário plantar cada vez mais para que todos pudessem alimentar-se. A ação do homem modificou a natureza a sua volta e isso trouxe conseqüências."

Serão propostas as seguintes atividades:

  1. Em grupos realizar uma pesquisa de imagens no google e montar um quadro para mostrar as crianças no modo de vida do homem e sua relação com o meio ambiente natural, ou seja, o "antes e o depois" da ação do homem sobre o meio ambiente. Será realizada uma conversa sobre os benefícios e malefícios dessa ação.

  2. Elaborar e fazer uma entrevista com alguém do seu convívio sobre as transformações ocorridas no ambiente natural de sua cidade.

  3. Pesquisar na internet uma notícia sobre a poluição e o mau uso dos recursos naturais pelo homem.

  4. Visitar sites de preservação da natureza e elaborar uma lista com sugestões de conservação dos recursos naturais.


Atividade de Avaliação

Após a realização das atividades haverá uma discussão sobre tudo que foi pesquisado e será elaborado um depoimento individual para ser publicado no blog.


Obs: considera-se que os alunos já tenham tido contato com a ferramenta – Blog.

Recursos utilizados:

Sites de pesquisa, imagens, entrevista, notícia.

0 comentários: