31 de julho de 2009


PROJETO DA PROFª RENATA DOS SANTOS O. SILVA

(Formanda do Curso Internet na Educação)

Projeto Festas Juninas


Objetivos:

  • Pesquisar, em sites pré-selecionados, o tema em questão.

  • Produzir um texto informativo sobre as festas juninas.

  • Revisar o texto com auxílio do editor de textos.

  • Criar um blog para a 4ª série.

  • Postagem no blog o texto produzido e revisto.


Conteúdos:

  • Comunicação oral.

  • Produção e revisão de textos.

  • Análise e reflexão sobre a língua.


Série:

  • 4ª série/5ºano.


Tempo estimado:

  • 14 aulas (2 semanas).


Material:

  • Textos informativos.

  • Textos poéticos (receita literária).

  • Computador com internet e editor de textos.


Desenvolvimento:

  • 1ª etapa:

Ler e debater, em sala, os textos informativos:

    1. Festas Juninas. In: Sávia Dumont. O Brasil em festa. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2000. p.15 e 16.

    2. Sabor e movimento dos cinco cantos do país. In: Revista Nova Escola. São Paulo, Abril, jun.-jul. 2000. n. 133.

    3. Diversão sim, balão não! In: Revista Dr. Rec e companhia. São Paulo, Paulus, jun. 1996. Ano 1. n.4.


  • 2ª etapa:

Produzir listas sobre a manifestação folclórica: brincadeiras/diversões; pratos típicos; simpatias; origem da festa.


  • 3ª etapa:

Trazer de casa, por escrito, uma receita junina.

Reconhecer os elementos que compõem uma receita.


  • 4ª etapa:

  1. Ler a receita poética: Receita de inventar presentes. In: Roseana Murray e Elvira Vigna. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.

  2. Fazer um estudo do texto.

  3. Escrever uma receita literária, a partir das sugestões:

  1. Receita da felicidade

  2. Receita de um mundo melhor

  3. Receita de sucesso

  4. Receita de gargalhadas

  5. Receita de um bom aluno

  6. Receita de uma boa escola.


  • 5ª etapa:

1. Dividir a classe em grupos (3/4 alunos) e para cada grupo sortear um tema:

  1. Grupo 1: Origem da festa.

  2. Grupo 2: Simpatias

  3. Grupo 3: Culinária/pratos típicos

  4. Grupo 5: Brincadeiras/diversões.

2. Levar os alunos para o Acessa São Paulo.

3. Orientar sobre noções básicas de navegação.

4. Pedir que naveguem pelos sites indicados, e que anotem as informações importantes para uma posterior produção de textos.



  • 6ª etapa:

Em sala, produção de texto (nos grupos) a ser postado.


  • 7ª etapa:

  1. Digitação e revisão dos textos.

  2. Preparação do layout para postagem.


  • 8ª etapa:

  1. Criação do blog.

  2. Postagem.


Produto Final:

Blog da 4ª série.


Avaliação:

Verificar, durante o processo, se a garotada percebeu a funcionalidade do blog e a facilidade que a tecnologia oferece quanto à pesquisa, revisão e edição de textos.



Professora: Renata S. O. Silva

2 comentários:

arte e meio ambiente disse...

Oi Adalton td bem? adorei o blog do seu posto, muito bacana, vou fazer um pra mim também. abraço. Sonia Remenegildo - Herculândia

arte e meio ambiente disse...

Oi Adalton td bem? adorei o blog do seu posto, muito bacana, vou fazer um pra mim também. abraço. Sonia Remenegildo - Herculândia