PROJETO DA PROFª RENATA DOS SANTOS O. SILVA
(Formanda do Curso Internet na Educação)
Projeto Festas Juninas
Objetivos:
Pesquisar, em sites pré-selecionados, o tema em questão.
Produzir um texto informativo sobre as festas juninas.
Revisar o texto com auxílio do editor de textos.
Criar um blog para a 4ª série.
Postagem no blog o texto produzido e revisto.
Conteúdos:
Comunicação oral.
Produção e revisão de textos.
Análise e reflexão sobre a língua.
Série:
4ª série/5ºano.
Tempo estimado:
14 aulas (2 semanas).
Material:
Textos informativos.
Textos poéticos (receita literária).
Computador com internet e editor de textos.
Desenvolvimento:
1ª etapa:
Ler e debater, em sala, os textos informativos:
Festas Juninas. In: Sávia Dumont. O Brasil em festa. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2000. p.15 e 16.
Sabor e movimento dos cinco cantos do país. In: Revista Nova Escola. São Paulo, Abril, jun.-jul. 2000. n. 133.
Diversão sim, balão não! In: Revista Dr. Rec e companhia. São Paulo, Paulus, jun. 1996. Ano 1. n.4.
2ª etapa:
Produzir listas sobre a manifestação folclórica: brincadeiras/diversões; pratos típicos; simpatias; origem da festa.
3ª etapa:
Trazer de casa, por escrito, uma receita junina.
Reconhecer os elementos que compõem uma receita.
4ª etapa:
Ler a receita poética: Receita de inventar presentes. In: Roseana Murray e Elvira Vigna. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.
Fazer um estudo do texto.
Escrever uma receita literária, a partir das sugestões:
Receita da felicidade
Receita de um mundo melhor
Receita de sucesso
Receita de gargalhadas
Receita de um bom aluno
Receita de uma boa escola.
5ª etapa:
1. Dividir a classe em grupos (3/4 alunos) e para cada grupo sortear um tema:
Grupo 1: Origem da festa.
Grupo 2: Simpatias
Grupo 3: Culinária/pratos típicos
Grupo 5: Brincadeiras/diversões.
2. Levar os alunos para o Acessa São Paulo.
3. Orientar sobre noções básicas de navegação.
4. Pedir que naveguem pelos sites indicados, e que anotem as informações importantes para uma posterior produção de textos.
6ª etapa:
Em sala, produção de texto (nos grupos) a ser postado.
7ª etapa:
Digitação e revisão dos textos.
Preparação do layout para postagem.
8ª etapa:
Criação do blog.
Postagem.
Produto Final:
Blog da 4ª série.
Avaliação:
Verificar, durante o processo, se a garotada percebeu a funcionalidade do blog e a facilidade que a tecnologia oferece quanto à pesquisa, revisão e edição de textos.
Professora: Renata S. O. Silva
2 comentários:
Oi Adalton td bem? adorei o blog do seu posto, muito bacana, vou fazer um pra mim também. abraço. Sonia Remenegildo - Herculândia
Oi Adalton td bem? adorei o blog do seu posto, muito bacana, vou fazer um pra mim também. abraço. Sonia Remenegildo - Herculândia
Postar um comentário